Tiradentes sabia tirar e colocar os dentes em uma população avida por mudanças...
- Matheus gomes neves
- 21 de abr. de 2022
- 2 min de leitura
Saiba porque o contato mais perto das pessoas despertou em Tiradentes o desejo por mudanças... Ele se destacou entre os demais por saber tirar e colocar os dentes de uma população que sonhavam por um Brasil melhor...

Foto: arquivos Pinho Odontologia do Brasil
Tiradentes é o apelido de um dos líderes da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier.
Marcou-se na história brasileira por participar de uma tentativa de revolução contra o domínio da coroa portuguesa durante o Brasil Colonial, no reinado de D. Maria (1777 até 1815). Com o Brasil preso a influencias políticas e econômicas externas, o desejo da população, principalmente a comercial, foi decisivo para este marco histórico.
De família humilde, Tiradentes ganhava a vida como dentista e em seu consultório ouvia o desabafo da população. Hoje muitos se perguntam se ele era mesmo dentista ou só um militante que trabalhava tirando dentes.

Foto: cirurgião-mor mestre Gil
Olha só o relato de um dos seus confessores, o Frei Raimundo Pennaforte:
“Tirava os dentes com a mais sutil ligeireza e ornava a boca de novos dentes, feitos por ele mesmo, que pareciam naturais”. Essa é uma técnica rudimentar muito peculiar para a época que poucos conheciam.
Não só essa, mas existem diversos relatos de sua fama como dentista.
Muitos pensam que ele era famoso por ser um dos inconfidentes. Não é verdade. Tiradentes ganhou fama com a forma revolucionária de exercício da odontologia brasileira.
Tiradentes ganhou gosto por cuidar da boca das pessoas porque, órfão muito cedo, foi criado por seu padrinho que era dentista e lhe ensinou o ofício.
Aliás, seus parentes tiveram grande influência na forma como ele levava sua profissão. “Tiradentes fazia uso de plantas no tratamento dentário. Isso porque ele era primo de primeiro grau de José M. da Conceição Velloso, botânico da época que estudava a flora fluminense”, diz Rui Mourão, diretor do Museu da Inconfidência de Ouro Preto.

Foto: Museu da Inconfidência de Ouro Preto.
Ele se destacou entre os demais por saber tirar e colocar os dentes. “Tiradentes fabricava dentes com ossos de animais e os implantava de uma forma bem mais simples do que as atuais. O dente que seria colocado na boca era preso aos próximos com arame”, diz Rui.
Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, é um dos personagens históricos brasileiros mais conhecidos, se tornou um símbolo muito importante para o nascimento da República brasileira.
O nome de Tiradentes foi responsável por ajudar a expandir a odontologia pelo Brasil. Muitos se inspiraram na sua história de vida e também seguiram a profissão na época. Além disso professor e jornalista Pedro Doria que pesquisou e escreveu sobre a Inconfidência Mineira comenta em seu livro, 1789: A história de Tiradentes, contrabandistas, assassinos e poetas que sonharam a independência do Brasil, que dentre os diversos relatos em comum dizia que Tiradentes era uma pessoa extremamente empolgada, muito popular e carismático.

São características que todo bom dentista precisa ter para alcançar o sucesso profissional.
É esse comportamento diferencial que distingue os dentistas um dos outros.
A odontologia brasileira precisa disso, temos o mercado mais concorrido do mundo, em que há mais profissionais registrados.
O que destaca Tiradentes é sua brasilidade em resolver problemas, sua resiliência, paixão pela profissão e, principalmente, fé em seus princípios.
Fonte: Dental Office
Comentários